domingo, 1 de março de 2009

Leopardos e onças

Hoje vamos ver como os leopardos podem ser interessantes!

LEOPARDO DAS NEVES

LEOPARDO DAS NEVES

NOME CIENTÍFICO: Panthera uncia
NOME EM INGLÊS: Snow Leopard

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:
até 1,50 metro, mais 1 de cauda
Altura: até 70 cm
Peso: até 80 Kg
Período de gestação: cerca de 90 dias
Três filhotes em média por ninhada.

A pelagem do leopardo das neves (também chamado onça) é muito mais bela do que a de qualquer outro leopardo. A pele é macia e espessa, de pelos longos e sedosos, com uma lanugem na base.

As manchas são de cores delicadas. Imagine quantos animais devem ser sacrificados para cada casaco de pele! Costuma-se pensar que quatro seriam suficientes, mas não é assim. Para obter-se quatro couros sem cicatrizes e cujas manchas combinem em forma e em cor, dezenas de animais devem ser mortos. A moda é inimiga do leopardo.

A existência da espécie está ameaçada e sua caça foi restrita, embora ainda continue. Nos Estado Unidos a importação de casacos feitos com peles dos grandes felinos é ilegal. O leopardo das neves leva uma vantagem sobre os demais habitat é de difícil acesso. Ele vive em grandes altitudes, entre 3 000 e 6 000 metros, no Himalaia e nas montanhas do norte da China.

Seus hábitos são os mesmos dos demais leopardos, mas ele usa sua pelagem para camuflar-se na neve. Deita-se sobre um rochedo ou ramo baixo à espera da presa e salta sobre ela quando ela passa.

GUEPARDO

NOME COMUM: Guepardo

NOME EM INGLÊS: Cheetah

NOME CIENTÍFICO: Aciononyx jubatus
NOME EM ESPANHOL: Guepardo
NOME EM FRANCÊS:
Guépard
NOME EM ALEMÃO:
Gepard

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento corpo: 120 - 150 cm
Comprimento do rabo:
60 - 80 cm
Altura na cernelha:
60 - 76 cm
Peso: 28 - 65 kg
REPRODUÇÃO:
Período de gestação: 90 - 95 dias
Número de crias:
1 - 5 filhotes
Peso ao nascer:
250 - 280 g

CICLO VITAL:

Desmame: 6 meses
Amadurecimento sexual:
Fêmeas depois dos 2 anos, machos depois dos 2,5 - 3
Tempo de vida: Aproxim.
15 anos

INIMIGOS: Humanos, leões, hienas e cães selvagens


Esse animal corre muito: pode alcançar a velocidade de 110 quilômetros por hora.

Mas um bom cavalo pode superá-lo. Sua especialidade é o ataque de surpresa. Como se surgisse do nada, ele cai sobre um rebanho que pasta e mesmo animais ágeis como a gazela, o antílope, a zebra, o avestruz e o gnu não podem escapar.

Geralmente prefere caça pequena. É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares.

Sua velocidade é uma proteção. Talvez, por isso, não tenha medo do homem, sendo facilmente domesticado. Os sultões da índia tinham centenas deles e os usavam como cães de caça. Há muito desapareceram da Ásia e hoje são raros na África.

Com um treinamento hábil, o guepardo pode torna-se uma companhia efetuosa, tem a agilidade dos grandes felinos. Seu parentesco com eles mostra-se na pequena cabeça redonda, pelagem e grande cauda malhada. Contudo, pelas longas pernas, garras não retráteis e latido, assemelha-se a um cão. A fêmea produz de dois a cinco filhotes, duas vezes ao ano. Não se reproduz bem em cativeiro.

LEOPARDO

NOME COMUM: Leopardo

NOME CIENTÍFICO: Panthera pardus

NOME INGLÊS: Leopard

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:
até 1 metro e meio
Peso: até 80 Kg
Época do acasalamento: de Fevereiro a março
Período de gestação: 90 dias
Ninhada: 3 a 5 filhotes

Até recentemente, acreditava-se que o leopardo africano, a pantera asiática e a pantera negra de Java eram espécies animais diferentes. Hoje sabe-se que não é assim. O nome leopardo é usado no continente africano, e pantera é mais comum na Ásia. A pantera negra pode Ter pais e filhos pintados. A cor negra é causada pelo excesso de melanina, que é um pigmento que provoca essa variação de cor, oposta ao abismo.

Qualquer que seja o seu nome, o leopardo é um animal cruel, mas belo. Seu caminhar ondulante, seus movimentos graciosos e um olhar estranho são fascinantes. As presas enormes na boca aberta aterrorizam. Quando invade uma zona habitada, espalha o terror, atacando pessoas e o gado.

As lendas indianas de panteras comedoras de gente não são totalmente imaginárias. O homem, porém, tem caçado mais leopardos do que o leopardo tem matado homens. Atualmente esse animal tem sido tão procurado, por causa da sua pele, que corre o risco de desaparecer.


LEOPARDO ASIÁTICO

NOME COMUM: Leopardo Asiático ou Gato leopardo

NOME CIENTÍFICO: Felis [Prionailurus] bengalensis
SUBSPÉCIES:
P.b.alleni - Hainan Is. - China
P.b.bengalensis - India, Indochina
P.b.borneoensis - Borneo
P.b.chinensis - China
P.b.euptilurus - Korea, Leste da Siberia
P.b.horsfieldi - Sul de Kashmir
P.b.javanensis - Java, Bali
P.b.sumatranus - Sumatra
P.b.trevelyni - Norte de Kashmir

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae

NOMES EM:
- INGLÊS:
Leopard Cat - Bengal cat
- FRANCÊS: chat léopard du Bengale
- ALEMÃO: Bengalkatze - Zwergtigerkatze
- ESPANHOL: gato bengali, gato de Bangala
- BANGLADESH: chita biral, ban bilar
- CHINES: jin chien mao, bao mao, shih hu, shan mao
- AFEGÃO: psk jangley
- INDONÉSIA: kucing batu, kucing congkok
- ÍNDIA e PAQUISTÃO: chita billi
- KACHIN: nam laniao
- KANNADA: INDIA: huli bekku
- KAREN, TALAIN: kla hla
- LAOS: sua meo, sua pa, sua nak
- MAHRATTI, GHATS: INDIA: wagati
- MALÁSIA: kucing batu, rimau akar
- MYANMAR: kye thit, thit kyuk, kya gyuk
- FILIPINAS: maral, tamaral
- RUSSIA: Amurskii kot, bengalskaya koshka
- SHAN: hen wap
- TAILÂNDIA: maew dao
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento corpo:
40 - 90 cm
Comprimento do rabo:
aproximadamente metado do comprimento do corpo
Altura na cernelha:
20 - 45 cm
Peso: 3 - 8 kg ou mais
REPRODUÇÃO:

Período de gestação: 65 - 70 dias
Número de crias:
2 - 4 filhotes. Os pais ajudam a criar os filhotes.
Peso ao nascer:
75 - 95 gs

CICLO VITAL:

Desmame: aproximadamente 3 meses
Amadurecimento sexual:
fêmeas depois de 2,5 anos e machos com 2,5 anos
Acasalamento:
São relatados períodos de cobertura uma vez ao ano entre os meses de fevereiro e março, nas regiões frias. Nas regiões tropicais os acasalamentos ocorrem durante todo o ano.
Tempo de vida:
12 - 15 anos

INIMIGOS: Leopardos, hienas, lobos e raposas.
ALIMENTAÇÃO: A dieta também inclui pequenos herbívoros, lebres, répteis, insetos, enguias, peixes e ocasionalmente carniça.

PAÍS DE ORIGEM: Ásia
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição compreende deste a Índia até a Sibéria, chegando ao extremos Oriente do continente, inlcuindo o Japão, Filipinas e as ilhas menores da Indonésia.
HABITOS: possue hábitos noturnos, se mantem ativo do entardecer até o amanhecer, o que se torna raro vê-lo durante o dia.
Embora descritos como primariamente noturnos alguns animais monitorados por colares rádio-transmissores na Tailândia exibiram atividade diurna com muita frequência.
HABITAT: Habitante original das selvas de Bangladesh, Afeganistão, Burma, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Coreia, Laos, Sumatra, Bornéu, Malaysia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Taiwan, Tailandia, antigas repúblicas da URSS e Vietnam.

CURIOSIDADE: Um fato interessante sobre o leopardo asiático é que ele é o unico gato selvagem utilizado, com sucesso, em programas de procriação híbrido para produção de gatos domésticos. Nos últimos anos ele deu origem à raça Bengali. O Bengali desenvolveu-se a partir de um programa americano de 1963, em que a geneticista Jean Sugden cruzou um macho doméstico com uma fêmea de gatopardo asiático, tentando transferir as marcas do gato selvagem para uma raça doméstica. Os primeiros espécimes de leopardo asiático chegaram aos EUA na década de 50.
APARÊNCIA FÍSICA: Assemelha-se à Jaguatirica , da América do Sul (Felis pardalis), sendo em geral de porte menor As variedades que habitam as regiões da antiga União Soviética (Felis euptilura) costumam ser maiores e de pelagem mais densa – são os gatos de Amur. Costumam ser de coloração marrom-amarelado nas regiões tropicais e marrom-acinzentado nas áreas mais ao norte. De fato há uma ampla gradação nas nuances de cores. O padrão de pelagem do leopardo asiático é pintalgado com spots escuros, algumas vezes sólidos, outras vezes exibindo rosetas, sendo a cauda listrada em negro, até a extremidade.
PROTEÇÃO: Caça proibida: Bangladesh, Hongkong, India, Indonésia, Japão, Malásia (exceto Sabah), Myamar, Nepal, Pakistão, Russia, Tailândia, Taiwan. Caça e Comércio controlados: Coréia do Sul, Laos, Singapura. Sem proteção legal fora das áreas de controle: Butão, Brunei, China, Filipinas, Vietnam Sem Informações: Afeganistão, Camboja, Coréia do Norte.

Em comparação a outros felinos, os gatos-leopardos asiáticos são comuns nas áreas em que habitam. Populações que vivem em ilhas são as mais vulneráveis. Nas Filipinas, onde o estado atual das florestas é o pior em toda a Äsia tropical o leopardo asiático sem dúvida enfrenta dificuldades. Provavelmente será extinto em Cebu, devido à extensa devastação das florestas, assim como já ocorreu em muitas outras ilhas da região. Estima-se que sejam menos de 100 nas ilhas Tsushima. Em Taiwan são capturados regularmente nas armadilhas de caçadores aborígenes.

AMEAÇAS: Tem sido desenvolvidos programas de reprodução em cativeiro para as populações das ilhas de Tshushima e Negros. Caça ilegal e exportação de pele na China. Outra ameça potencial é que os leopardos asiáticos cruzam espontaneamente com gatos domésticos que vivem em condição livre ou semi-selvagem.

JAGUATIRICA

NOME COMUM: Jaguatirica ou Gato do mato
NOME EM INGLÊS: Ocelot
NOME FRANCÊS: ocelot
NOME ALEMÃO: Ozelot
NOME EM ESPANHOL: Ocelote
CIENTÍFICO: Leopardus pardalis
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
HABITAT: Da Costa Rica à Argentina
ALIMENTAÇÃO: Ratos, passarinhos, insetos
COMPRIMENTO DO CORPO: máximo 1 m
COMPRIMENTO DO RABO: 27 - 35 cm
ALTURA DA CERNELHA: 40 - 50 cm
PESO: 11 - 16 kg
REPRODUÇÃO: Idade de procriação mínima para fêmeas é 18 meses, com o máximo que cria idade ao redor 13 anos. Machos amadurecem a aproximadamente 15 meses, com um máximo que cria idade de 15 anos. Nas regiões trópicas a época de reprodução ocorre de setembro a novembro. Fêmeas entram no cio ua cada 4 a 6 meses. O cio dura 7 a 10 dias a menos que concepção aconteça (em média 5 dias).
PERÍODO DE GESTAÇÃO: varia entre 70 e 75 dias.
FILHOTES: Normalmente nascem só 1 ou 2 filhotes, casos raros de 3.
PESO AO NASCER: 90 g
DESMAME: Seu desmame ocorre entre 8 e 10 semanas e o crescimento é lento.
TEMPO DE VIDA: 20 anos
PELAGEM: Seu corpo é esbelto e musculoso, com pelagem curta e suave de coloração de fundo amarelado ou pardo-acinzentado, com manchas pretas arredondadas, que podem apresentar-se como listas longitudinais na parte superior do corpo. Ventralmente e nas patas a cor é esbranquiçada.

Gato do mato é o nome comum a diversas espécies do gênero Felis, todas com menos de 1 m de comprimento. Entre elas estão o gato-tigre, Felis tigrina, do tamanho de um gato doméstico e o menor dos gatos; o maracajá , Felis wiedii, e o Felis geoffroyi, pouco maior que os outros dois, mas apresentando manchas menores e em maior número. A jaguatirica é um gato do mato de maior porte.

Os gatos do mato têm hábitos noturnos e geralmente vivem nas matas. Caçam no chão, onde são muito ágeis, ou nas árvores, e se alimentam de pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

Durante a noite chegam a invadir galinheiros onde causam grandes estragos. São inofensivos ao homem, mas defendem-se ferozmente quando atacados. Geralmente a fêmea dá a luz em algum oco de árvore ou em uma moita de arbustos bastante densa, onde possa esconder os filhotes.

Devido a sua pele muito bonita, os gato do mato são bastante perseguidos, estando ameaçados de extinção. Das três espécies, apenas o gato maracajá chega a atingir o sul dos Estados Unidos; as outras duas são comuns nas florestas das Américas Central e do Sul.


Onça Pintada
Ameaçado

Nome vulgar: ONÇA PINTADA
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Nome científico: Panthera onca
Nome inglês: Jaguar
Distribuição: Ao sul dos EUA, México, América Central e América do Sul (Noroeste da Argentina)
Habitat: Florestas e savanas
Hábito: Noturno
Comportamento: Solitário e territorialista
Longevidade: 20 anos
Maturidade: 3 a 4 anos de idade
Época reprodutiva: Durante todo o ano
Gestação: 93 a 105 dias
Nº de filhotes: 1 a 4 filhotes
Peso adulto: 36 a 158 Kg
Peso filhote: 700 a 900 g
Alimentação na natureza: Aves, Mamíferos
Alimentação em cativeiro: Carne
Causas da extinção: Caça e destruição do habitat

Os índios do Brasil guardam a gordura da onça abatida e a comem com a ponta de uma flecha. Eles acreditam que ela lhes dá uma grande coragem, como se fosse a porção de um feiticeiro. Essa gordura também é esfregada no corpo dos meninos, para torná-los fortes e protegê-los contra o mal.

Habita florestas úmidas às margens de rios e ambientes campestres desde a Amazônia e Pantanal até os Pampas Gaúchos. A onça pintada ou jaguar possui hábitos noturnos e é solitária. Excelente caçadora e nadadora, costuma abater capivaras, veados, catetos, pacas e até peixes. Pode também caçar macacos e aves. Para atacar sua vítima, é muito cautelosa, desloca-se contra o vento e aproximando-se silenciosamente surpreende a presa saltando sobre seu dorso. Daí surgiu o nome jaguar ou jaguara que significa no dialeto Tupi-guarani a expressão "o que mata com um salto".

Sendo o maior mamífero carnívoro do Brasil, necessita de pelo menos 2 Kg de alimento por dia, o que determina a ocupação de um território de 25 a 80 Km2 por indivíduo a fim de possibilitar capturar uma grande variedade de presas. A onça seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos, o que pode resultar como benefício para a própria população de presas. Na época reprodutiva, as onças perdem um pouco os seus hábitos individualistas e o casal demonstra certo apego, chegando inclusive a haver cooperação na caça. Normalmente, o macho separa-se da fêmea antes dos filhotes nascerem. Em geral, após cem dias de gestação nascem, no interior de uma toca, dois filhotes - inicialmente com os olhos fechados. Ao final de duas semanas abrem os olhos e só depois de dois meses saem da toca. Quando atingem de 1,5 a 2 anos, separam-se da reprodutora, tornando-se sexualmente maduros.

Apesar de tão temida, foge da presença humana e mesmo nas histórias mais antigas, são raros os casos de ataque ao homem. Como necessita de um amplo território para sobreviver, pode "invadir" fazendas em busca de animais domésticos, despertando, assim, a ira dos fazendeiros que a matam sem piedade. Por esse motivo, e sobretudo pela rápida redução de seu habitat, esse felídeo, naturalmente raro, ainda encontra-se a beira da extinção em nosso país.


1 comentário: