terça-feira, 3 de março de 2009

animais pré históricos

Carnotauro


Nome Comum: Carnotauro
Nome em Inglês:
Carnotaurus
Nome Científico:
Carnotaurus sastrei
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Abelisauridae
Distribuição geográfica: Carnotauro morou em Patagônia, Argentina durante a fase de Maastrichtian do Recente Cretáceo, e foi descoberto por José F. Bonaparte que descobriu muitos outro dinossauros estranhos na América do Sul.
Época: Cretáceo. Há 95 milhões de anos atrás
Peso: uma tonelada
Tamanho: 9 metros de comprimento e 3 metros de altura
Alimentação: Carnívora. A região em que o carnotauro foi encontrado era habitada por um dinossauro herbívoro saurópodo chamado chubutissauro, cerca de três vezes menor em comprimento. Acredita-se que o chubutissauro fosse a principal presa do carnotauro.
Velocidade:
Significado do nome: O Nome vem do latim que significa carne-touro (Latin carno = carne +grego taurus=touro) era um dinossauro predatório grande, com chifres que se assemelham vagamente a um touro.
Descoberto: Foi descoberto em 1985 pelo paleontólogo José Bonaparte em Chubut , na Argentina.
Espécies: Carnotaurus sastrei é a única espécie conhecida. parentes próximos inclue: Aucasaurus (Argentina), Majungasaurus (Madagascar), e Rajasaurus (India).
Características: Várias características do carnotauro chamam a atenção dos cientistas. Embora fosse carnívoro, foi observado nele uma característica comum apenas em herbívoros, a presença de pequenos chifres, acredita-se que eles eram usados em lutas com indivíduos da mesma espécie, já que são pequenos demais para terem sido usados na caça. Outras características impressionantes eram os pequenos olhos apontados para frente e os ossos da coluna com projeções em forma de asa. O focinho maciço sugere orgãos olfativos grandes e olfato apurado.

A característica mais interessante do animal era sua pele, pois impressões de pele em terópodes são raras. É mais comum encontrar impressões de pele nos hadrossaurídeos (dinossauros com bico de pato). As impressões de pele do carnotauro demonstram que sua pele era composta de muitas escamas em forma de disco, com escamas maiores, em forma semicircular, ao longo dos flancos. Como a pele de todos os dinossauros conhecidos, essa escamas não se sobrepunham, o contrário do que acontece com alguns lagartos e cobras.

O carnotauro e outros dinossauros sul-americanos do cretáceo eram muito diferentes dos animais de outras partes do mundo, mesmo dos da América do Norte. Esse grupo de animais sustenta a teoria de que, no cretáceo, a América do Sul estava isolada dos demais continentes, de modo que seus animais evoluíram de maneira diferenciada. Os incomuns e instigantes dinossauros sul-americanos do cretáceo estão apenas começando a ser pesquisados e revelarão muita informação no futuro próximo.

Barossauro


Nome Comum: Barossauro
Nome em Inglês:
Barosaurus
Nome Científico:
Barosaurus lentus
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem:Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Família: Diplodocidae
Subfamília: Diplodocinae
Distribuição geográfica: América do Norte e na Tanzânia
Época: Jurássico, entre 155 à 145 milhões de anos atrás
Peso: cerca de 30 toneladas
Tamanho: 27 metros de comprimento e em torno de 16 metros de altura
Alimentação: Herbívoro
Significado do nome: vem do latim e significa "lagarto pesado"
Descoberto: Foi descoberto na América do Norte durante as "Caças de Dinossauro Ocidentais Selvagens" (as "Guerras de Osso") de finais de o 19º século.
Espécies: B. lentus Marsh, 1890; B. africanus (Fraas, 1908); B. gracilis (Janensch, 1961)
Características: Era um enorme dinossauro saurópode e foi um dos mais compridos dinossauros que já existiram. Possuía um longo pescoço, bastante leve graças a seus ossos ocos, que facilitavam o movimeto vertical. Sendo assim, erguia a cabeça a uma altura invulgar para dinos de sua configuração corporal. Por isso, precisava de um sistema circulatório muito eficiente.

Viviam em enormes manadas onde os filhotes andavam no centro, sendo protegidos pelos adultos que quase não tinham predadores naturais. Passava a maior parte de seu tempo comendo folhas de árvores e arbustos, viviam em enormes manadas onde os filhotes andavam no centro, sendo protegidos pelos adultos que quase não tinham predadores naturais.

Barossauro

Sem comentários:

Enviar um comentário